top of page

Tem um Furacão no Brasil ?

Hoje, dia 07 de novembro de 2019 uma linda imagem captada pelo satélite GOES16, mostrou nuvens entre Mato Grosso do Sul e São Paulo girando como um " furacão" mas...


Na imagem, foi possível acompanhar por 3 horas o deslocamento deste fenômeno que se deslocou do Mato Grasso do Sul até próximo a Marília interior de São Paulo.

Mas então que é isso ?

Partimos da primícia que furacão não está e nunca estará em terra firme, já podendo então descartar essa possibilidade.

Ciclone, tornado, tufão e nem mesmo um rodamoinho, até porque o que tivemos, foi nada mais e nada menos que um núcleo de "baixa pressão" que se desloca devido ao calor continental, levando com ele um afunilamento sem danos ou tragedias das nuvens que atuam sobre o Centro Oeste e Sudeste. Esse fenômeno junto a alguns cavados, deixam o Mato Grosso do Sul com chuvas fortes nesta tarde e noite de 07 de novembro de 2019.



" Baixa Pressão: Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. À medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de " baixa pressão.

 


Na imagem, é possível ver na seta o nucelo da baixa pressão atmosférica e as nuvens em forma afunilada na atmosfera.



Nesta imagem do WIND, com ventos a amostra, vemos a baixa pressão atuante entre MS e SP.



1.698 visualizações0 comentário
bottom of page